Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

As Imagens da Minha Objectiva

As Imagens da Minha Objectiva

16 de Maio, 2021

Um Por do Sol, um Passado, um Presente e um Futuro

Paulo Brites

DSC_10332-2.jpg

 

É sempre mau quando o passado interfere no nosso presente e, não nos deixa viver o futuro. Seguir em frente é necessário. Como tal, inevitavelmente, terá que se deixar algumas coisas para trás.


Utilizando uma frase da Graça Aguiar (*) “Podemos escolher não fazer nada para mudar. Mas isso não significa que a vida escolha igual”, portanto, é sempre melhor, seres tu a controlar a mudança. Do que, fazer com que ela aconteça aos poucos e, fique ao sabor da vida. E mais importante, nunca se poderá condicionar, o presente e o futuro, por um passado que já sabemos que não tem futuro. Isso é o pior inimigo da mudança!


Olho para esta imagem e sei que nunca mais irei conseguir ver novamente este por do sol. O mais que poderá acontecer, será, algum momento semelhante. Mas nunca mais será com as mesmas nuvens. É esse o poder da fotografia! Registar para memórias futuras o que já passou e, nunca chorar, nem mesmo ignorar, que se o desejar voltar a ver e sentir (esse por do sol), será uma total perda de tempo. Irá interferir no meu presente e anular o meu futuro. Porque se choro com saudades (por este por do sol), as lágrimas, irão impedir que vejo o nascer do dia. E por consequência, irão também, impedir de ver o próximo por do sol!

Podemos escolher não fazer nada para mudar. Mas isso não significa que a vida escolha igual.” (*) Essa mudança é nossa. Quando não existe vontade para mudar, talvez, a vida, num futuro próximo, se encarregue de nos dizer e fazer sentir que erramos! Por isso muda! É das poucas coisas que podemos controlar nesta vida!